O poder do jovem...
"O estudante aqui, como em muitos outros países da América Latina, é movido por algo mais do que o simples espírito anarquista que caracteriza o jovem moderno na Europa ou Estados Unidos. Esse algo mais que torna o estudante brasileiro muito mais maduro, politicamente, do que o seu colega europeu ou norte-americano, refere-se a uma profunda decepção quanto à maneira como o Brasil foi conduzido no passado, de uma violenta revolta contra o modo pelo qual ele é dirigido no presente e de uma entusiástica disposição de governá-lo de outra forma no futuro. Devido a essa perspectiva de poder – que muitas pessoas, imediatistas (...), podem considerar utópicas, mas que é, afinal, uma conseqüência inevitável das leis naturais – o estudante brasileiro é um oposicionista nato." POERNER, Arthur José. O poder jovem, história da participação política dos oestudantes. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1968, p 26.